sexta-feira, 8 de maio de 2009

REFLEXÃO SOBRE O TEXTO: CURRÍCULO, CONHECIMENTO E CULTURA

Aula do dia 05/05/09
O currículo é um assunto em voga na atualidade, muito é discutido em relação a ele, algumas reformulações são sugeridas, mas muito pouco dessas sugestões saem do campo das idéias.
O currículo escolar precisa ser mais dinâmico e adaptado a multiplicidade cultural existente dentro do âmbito escolar. Dentro de uma sala de aula existem crianças que vivem na mesma comunidade, mesma faixa etária, porém, com histórias de vida e cultura totalmente diferentes. Essa diversidade não é levada em conta pelo currículo formal, tampouco pelo currículo oculto.
Acredito que o currículo oculto seja ainda mais cruel. Por exemplo, uma criança quando abre o livro didático e vê o modelo de família existente nele, com pai, mãe, irmãos vivendo dentro de uma casa de alvenaria, ela pode ou não se encaixar nele e quando ela não se encaixa, sente-se naturalmente fora dos padrões. E é aí, que na minha opinião mora a crueldade, que por não ser dito, torna-se algo “natural” porque para a criança (e para alguns adultos também) o livro didatico é algo inconteste.

Referência bibliográfica:
Moreira, Antônio Flávio Barbosa] Indagações sobre currículo : currículo, conhecimento e cultura / [Antônio Flávio Barbosa Moreira , Vera Maria Candau] ; organização do documento Jeanete Beauchamp, Sandra Denise Pagel, Aricélia Ribeiro do Nascimento. – Brasília : Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2008.48 p.

2 comentários:

  1. Você apresenta ideias importantes para a reflexão. Entretanto, vejo que ainda é preciso aprofundar a reflexão apontando mais ideias dos autores e sua posição diante dessa ideias. Os autores focalizam diversos aspectos do currículo e da sua dimensão cultural. Focalize este aspecto. Além disso, traz elementos para a construção prática de um currículo multicultural. Como essas reflexões se colocam no dia-a-dia da escola, da sala de aula? Faça links com a realidade prática. Os autores apresentam uma riqueza de sugestões sobre como trabalhar um currículo multicultural na escola, na sala de aula. Pense um pouco mais sobre este assunto.
    Avise-me quando alterar esta postagem.

    ResponderExcluir
  2. Elisângela, você fez alguma alteração nesta postagem? Se fez, indique, por favor, para que eu possa avaliar seu progresso. Abs
    Ivan

    ResponderExcluir