sexta-feira, 15 de maio de 2009


Língua- Vidas em Português
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O filme Língua – Vidas em Português, é um documentário inovador, que retrata as diferenças sociais, culturais e históricas entre os países em que a língua portuguesa é falada.

O multiculturalismo, a globalização e a diferença religiosa foram os principais temas do documentário. Apesar do escritor não ter retratado mais sobre a imensa variedade de acentos e ritmos e a riqueza léxica das diferentes regiões do Brasil.
“A cultura hoje substitui a noção de raça”, frase falada no filme, que nos faz pensar sobre pré-conceitos raciais e hoje culturais, mas sempre existentes.

O filme não retratou somente os países em que a língua Portuguesa é oficial, assim como Angola, Cabo Verde etc. que nem se quer foram alvo do escritor, porém, revelou histórias interessantíssimas sobre Goá, uma ilha na Índia, que foi colonizada por Portugal, onde ainda existem 60 mil falantes da língua portuguesa, mas parece que a língua não está sendo passada adiante pelas gerações, o que fará com que a língua deixe de existir no local. Também nos revelou a língua portuguesa sendo falada por Chineses e ainda no Japão, seja por imigrantes ou ainda por descendentes.

O depoimento de Martinho da vila, sobre o redescobrimento de sua terra de origem, foi emocionante, assim como a fala de Saramago, onde numa frase como: “Não existe língua Portuguesa, mas sim, Línguas em Português”, consegue expressar o quão rico e importante é o nosso Português, e que apesar de existirem diferenças na Língua, segundo a região, estado social, e a própria cultura de cada local, ainda assim a reconhecemos, e parece que é só isso que importa.

Em fim, esse filme foi importantíssimo para que nós, conheçamos através deste, um pouco da história da língua portuguesa e a reconheçamos como uma das mais importantes línguas do mundo, tendo em vista que é a terceira mais falada. Relacionando com o texto: Currículo, conhecimento e cultura, posso dizer que esse filme poderia ser um divisor de águas no ensino de História, Língua Portuguesa e Geografia.
O currículo de nossas escolas não valoriza a História da África, do Oriente e com isso nega a História da miscigenação brasileira. Os alunos das escolas públicas precisam começar a se reconhecer como brasileiros, cidadãos e principalmente como parte integrante da nossa História. Aceitar, respeitar e trabalhar de forma diversificada as diferenças existentes dentro de uma sala de aula não deve ser uma obrigação, mas uma realidade pautada na instrução dos professores, gestores e da sociedade como um todo.

2 comentários:

  1. O filme é um riquíssimo mosaico dos conflitos que acontecem na contemporaneidade entre pessoas diferentes, em situações sociais diferentes, em contextos econômicos diferentes e contextos culturais diferentes... Assim, é fundamental fazer uma reflexão mais aprofundada, mais detalhada de seus elementos. Além disso, é essencial que se faça uma relação direta com o texto de Antonio Flávio e Vera Candau. Aponte aspectos que se vinculem à realidade social prática. Isso significa pensar de que forma o currículo pode ser trabalhado na direção de promover a solidariedade, a fraternidade, a superação de tabus, de preconceitos... Pense a respeito...

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  2. Parece-me que você aprofundou sua reflexão!! Isso demonstra avanço em suas aprendizagens! Muito bom!

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